Mensagem do dia

23 outubro 2017

E.M.C e O.S P.B parte 2

Continuando com a postagem anterior sobre E.M.C. e O.S.P.B, quero deixar aqui registrado trechos de artigos sobre estas disciplinas que ao longo das minhas pesquisas, achei relevantes por conta da discussão que se forma, quanto a visão da atual situação em que nós brasileiros estamos enfrentando corajosamente, no que tange ao sistema político em curso, esperançoso  que o desfecho final, nos traga ainda alguma credibilidade em um futuro próximo, com uma geração mais informada e consciente do seu papel representativo dentro da sociedade.  

                  Por que eu insisto nesse assunto?
Ora, eu sou uma ponte desse passado não tão distante assim, e a minha geração viveu dias conflituosos quando a sua criação foi imposta... Foi inserida na grade escolar.
Pois bem... Trechos que me chamaram á atenção e faço dessas palavras, as minhas palavras por mera identificação de opinião e pensamentos.
                                     Vamos lá...
“Um cidadão que tem pleno conhecimento de seus direitos e deveres, que ama a pátria, é um cidadão que questiona, e um cidadão que questiona, não é algo que um governo que tivemos e andamos tendo querem para si, pois um cidadão que questiona é muito perigoso”.

“Quem tem cultura enxerga mais longe, descortina novos horizontes. Quem não tem cultura, tem visão limitada, limita-se ás coisas e atividades do dia a dia. Quem tem cultura, tem mais senso crítico, maior capacidade de análise das pessoas e das coisas...”
                                  Então, para você pensar. 
Que serventia tem para um governo matérias escolar que ensina as pessoas a serem cidadãos, que lhes informa sobre seus direitos e deveres, que lhes ensina amor à pátria?
Eu mesma me pergunto se a volta dessas matérias solucionaria os problemas do nosso país?
Respondo: Claro que não.
Talvez em longo prazo uma mudança significativa e de grande relevância. Eu creio. 
E você? Já parou para pensar no assunto?

Vamos levar em consideração a meninada hoje matriculada no ensino fundamental com idades da segunda infância, começassem aprender bem discretamente essa matéria já nos próximos anos letivos, (2018... 2019 e porque não) extensivo por todo primeiro grau, em uma faixa de oito anos, já teríamos um numero considerável de jovens conscientes dos seus direitos e deveres com perspectivas de grandes resultados positivos, se for continuo o ensino no segundo grau, lembrando que estamos falando já de um novo eleitor.

Gente,  “Um cérebro bem desenvolvido e bem informado é a base de uma vida saudável e cheia de aprendizados” 
A matéria nada mais é do que um conjunto de normas e condutas para mostrar o quanto o nosso conhecimento  influencia diretamente nas nossas ações e pensamentos, voltados para um bom comum.

Os contrários a esses pensamentos, dizem que as matérias foram criadas no período da ditadura e por conta disso foi revogado pelo decreto 869/69, pelo deputado Federal do partido Comunista do Brasil (PCdoB) Jório de Barros Carneiro, autor do projeto de lei 2310/91.  
E aí meu caro amigo leitor?
Estou pensando demasiadamente alto?

Curiosidade: Você sabia que disciplinas escolares mudaram com o decorrer dos anos? Enumero:
1 – E.M.C e O.S.P.B.
2 – Economia doméstica.
3 – Educação para o lar.
4 – Latim.
5 – Tec. Comerciais.
Verdade... Essas são do tempo do vovô e da vovó.

Você já deve ter percebido que eu deixei de falar sobre a situação politiqueira que envolve o congresso nacional como um todo, com o esquadrão criminoso que atua a olhos vistos, promovendo indignação a todo o povo brasileiro.
Para mim sobrou não sou indignação, mas o abalo na minha saúde e no meu emocional. Daí, deixe como está para ver como é que fica.
Bom meu povo, para fechar com chave de ouro as minhas considerações sobre esse assunto, que acho uma porta aberta para o futuro, mais que um dever, é um direito de cada um de nós, votar conscientes pelo bem da democracia.

Por certo que, quando todos nós tomarmos conhecimento dos nossos direitos e deveres, exercermos nosso controle social de uma forma ampla com bons exemplos da nossa boa conduta, sem permitir ou se deixar levar pela corrupção e pela invasão da inversão de valores, os corruptores temeram a opinião pública e certamente mudaram o conceito que tem (burro) do nosso povo.


Pense bastante... Analise os pros e os contra... Faça sua lista com os nomes dos parlamentares que devem a justiça e seus respectivos partidos. Não reeleja mais ninguém pois todos que lá estão, são contribuintes com a atual situação . Não seja condescendente.  Eleja seu representante nas próximas eleições  candidatos que esteja comprometido também com a volta das disciplinas nas escolas, sem ideologia, também de gênero, portador de discussão ampla e democrática. 

Por hora deixo aqui meu pedido de desculpas pela insistência do assunto, mas gostaria de ver ou saber que  existe possibilidades de em um futuro próximo, a volta das matérias a grade escolar e o resultado positivo das próximas eleições.  Tomara....E que Deus nos proteja.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para você tudo de bom e um carinho sempre novo em agradecimento pela sua presença no fim do arco iris. Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...