Mensagem do dia

05 julho 2014

Copa 2014 # Ética e Dinheiro # Parte 4

É lamentável o episódio que aconteceu no jogo das seleções, brasileira e colombiana, quando ambas buscavam uma colocação para as finais da copa de 2014.

O fato nos mostra que para defender o seu país, significa sair atropelando o seu adversário em campo, consciente de que existe probabilidades de ser fatal ou trazer conseqüências graves á outros como no caso do jogador Neymar Jr.

Que interpretação você daria á esse comportamento visivelmente agressivo? Amor á camisa? Amor ao dinheiro?

O futebol por si só expressa bem a força que esse esporte alcança as pessoas em todo o mundo, por conta disso existe  ética no futebol?
O agir do modo ético é construído socialmente por regras que são encaradas como normal  dentro da sociedade em que se vive.

O Barão de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos modernos, introduziu  a expressão “ FAIR PLAY” que significa jogo limpo no intuito de colocar em prática a honestidade na execução das suas tarefas e o respeito aos seus adversários, abrangendo a conduta de todos os envolvidos nas partidas  de futebol.

A ideia do FAIR PLAY , procura tratar o esporte como uma prática lúdica, despertando o prazer de jogar, a dividir uma jogada de modo limpo,  o jeito  de chutar uma bola, visando sempre fazer o melhor, a fim de alcançar seu objetivo maior, que é o gol.

Infelizmente o  mundo capitalista é exigente e o dinheiro e a profissionalização norteiam essa prática. O que vemos hoje é a extrema profissionalização e, junto com ela os super salários, e a tristeza de saber que o futebol tenha se tornado moeda de troca entre todos os povos.
Não muito distante um fato nos chamou á atenção para  o comportamento da Associação Ganesa de Futebol quando se comprometeu a pagar a premiação  pela classificação para a Copa do Mundo após uma ameaça de greve feita pelos jogadores. 
- É um direito dos jogadores receberem o dinheiro e foi prometido que o pagamento aconteceria antes de vir para o Brasil. 
É o mesmo dinheiro pago aos jogadores do mundo inteiro. 
A estimativa é de que a premiação de cada atleta seja de US$ 100 mil. Literalmente o dinheiro chegou voando para satisfazer suas exigências.

É correto dizer que hoje os atletas de futebol não atuam com ética?
Eles são pagos para fazer tudo que é exigido deles dentro do campo.
Certo?
Existe alguma exigência escrita para esses mesmos profissionais jogarem com amor... por amor á camisa fazendo jus aos seus salários mi...bi...tri milionários, tornando assim essa prática esportiva mais apaixonante do que já é?
Acredito que não.

Portanto... Chegamos a uma conclusão de que o futebol seja o esporte que mais esteja vulnerável  a se tornar uma mercadoria com direito a “ compra e venda’  envolvendo á todos aqueles que  faz parte do mundo do futebol, haja vista os preços dos ingressos que são  abusivos tirando o direito da elite negra/parda
(povo com menor poder aquisitivo) frequentar os estádios, 
uniformizados com  a camisa oficial do seu clube do coração.

Comercialmente falando também da exploração copal, o futebol vem movimentando muito dinheiro entre, até álbum de figurinhas da copa; lanchonete oficial da copa; pipoca oficial da copa; refrigerante oficial da copa; cerveja oficial da copa...

Pois bem... o jogador brasileiro sofreu covardemente um ataque  do seu “algoz” Juan Zúñiga que refere ao fato como uma jogada normal, custando assim a tristeza e preocupação de milhões de corações brasileiros. 
A alegria tem um preço.

Uma simples mordida, mas com um comportamento antiético, antidesportivo rendeu ao  jogador Luis Alberto Suárez  nos artigos 48, parágrafo 1º alínea d (agressão) e 57 (comportamento para com outro jogador) a ausência do atleta em nove partidas oficiais, proibiu-o de participar de qualquer atividade relacionada ao futebol por quatro meses e até de frequentar estádios no período, além de aplicar uma multa de 100 mil francos suíços (cerca de R$ 247 mil).

Qual  a punição que merece o jogador Juan Zúñiga que lesionou a coluna do jogador Neymar jr?
Vamos entrar em uma corrente de bons pensamentos e esperar que a justiça seja feita.
Enfim...
Era um mosqueteiro por todos....
Agora todos os 11 mosqueteiros  por um...
Vamos lá, meu BRASIL brasileiro
meu mulato isoneiro, vou cantar-te em meus versos...

Assim eu penso.
Assim eu escrevo.
Imagem=net

http://phenixbittencourt.blogspot.com.br/2014/07/copa-2014-etica-e-dinheiro-parte-4.html

4 comentários:

  1. Como sempre uma postagem limpa minha amiga Eliene. Concordo com todos os As e ÓS... Bom dia minha linda e nesta passagem Venho renovar o convite para participar do 9º Pena de Ouro, até a meia noite de hoje estarei recebendo as poesias. Caso não deseje participar da brincadeira como poetisa espero contar com a tua presença a partir do dia 12/07 para a votação. Um enorme beijo no coração

    http://ostra-da-poesia.blogspot.com.br/

    Vejo que já participas do Evento, agora manda uma poesia kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Foi lamentável o que aconteceu com nosso brasileiro Neymar.
    Grata pelas informações que não sabia. Trabalho em feirinhas aos domingos, e minhas vendas aumentaram bastante esse mês. Vai terminar eu sei. E eu até pensava que seria um caos, que as pessoas boicotariam essa festa. Alguns participaram ao vivo, outros viram pela tv. E a festa prosseguiu com seus erros, desacertos e alegria do povo brasileiro.
    Lindo post
    vim pelo site da Chica,
    ver a brincadeira da frase com sete palavras.
    bjo
    Zizi

    ResponderExcluir
  3. Um texto rico com reflexões sobre este esporte de contato e violencia de todos os lados como bem se registra na historia.Craques como Reinaldo do Atlético Mineiro que muito apanhou nos gramados brasileiros,Ronaldinho, Zico e tantos outros. No caso de Neymar há uma comoção devido ser uma Copa, mas todos os jogos lances como este estão nos jogos.Lembro que Pelé em 1966 contra o Cruzeiro subiu numa disputa e deu uma joelhada no beque Procópio, que nunca mais jogou bola. Infelizmente é assim no futebol.
    Que venha a vitória para o Brasil e que seja um jogo limpo dos dois lados.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Ainda não dá para acreditar,minha amiga.

    Abraços

    ResponderExcluir

Para você tudo de bom e um carinho sempre novo em agradecimento pela sua presença no fim do arco iris. Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...